Participe e mostre aos clientes que sua empresa se preocupa e trabalha em prol da preservação do meio ambiente.  

INTRODUÇÃO

O Sinbevidros, juntamente com o SENAI, acaba de lançar um programa de boas práticas em gestão ambiental - o SELO VERDE; um processo voluntário de certificação de desempenho ambiental empresarial, baseado em requisitos a serem preenchidos, que atestam o menor impacto ambiental em suas operações, tais como: gestão de resíduos, consciência energética, gestão de água, tratamento de efluentes, entre outros. Participe e mostre aos clientes que sua empresa se preocupa e trabalha em prol da preservação do meio ambiente.  

O Sinbevidros, juntamente com o SENAI, acaba de lançar um programa de boas práticas em gestão ambiental - o SELO VERDE; um processo voluntário de certificação de desempenho ambiental empresarial, baseado em requisitos a serem preenchidos, que atestam o menor impacto ambiental em suas operações, tais como: gestão de resíduos, consciência energética, gestão de água, tratamento de efluentes, entre outros. Participe e mostre aos clientes que sua empresa se preocupa e trabalha em prol da preservação do meio ambiente.  

SUSTENTABILIDADE

 Até um passado recente, o tema Sustentabilidade era visto de maneira receosa por corporações e governantes e em geral estava associado à ideia de aumento de custos. Atualmente, no entanto, esse conceito tem sido amplamente contestado e repensado devido às pressões de mercado e da sociedade. Empresas e setores socialmente e ambientalmente não responsáveis tem perdido espaço importante em tempos de globalização, inovação e alta competitividade. 

Ao contrário do que pensam ou pensavam grande parte dos gestores empresariais, a corrida pela sustentabilidade começou, e inúmeras empresas já se favorecem da mesma como diferencial de mercado. Essa tendência tem resultado em importantes transformações do ambiente competitivo e tem estimulado empresas a mudar sua maneira de pensar em produtos, serviços, tecnologias, processos e modelos de negócio.

 

Com este espírito e sob esta ótica, o Sinbevidros decidiu criar um programa de boas práticas em gestão ambiental.

O QUE É SELO VERDE?

O “Selo Verde Sinbevidros” é um processo voluntário de certificação de desempenho ambiental, relativo às boas práticas de gestão do setor vidreiro paulista. A rotulagem está baseada em requisitos ambientais que atestam o estágio atual de gestão das empresas e abre oportunidades para uma melhoria contínua de gestão.​

OBJETIVO

Diagnosticar e avaliar as boas práticas de gestão ambiental das empresas associadas, motivando-as a desenvolver ações sustentáveis, por meio da melhoria contínua de seus processos, produtos e serviços, visando à redução de possíveis impactos ambientais, bem como de resíduos na fonte.

COMO FUNCIONA?

Com o intuito de auxiliar o controle e divulgação de práticas ambientais, o SINBEVIDROS criou um programa próprio de avaliação ambiental denominado “SELO VERDE SINBEVIDROS”. Com este programa pretende-se diagnosticar, avaliar e definir categorias para níveis de proatividade com que as empresas associadas gerenciam suas questões ambientais, bem como controlam a gestão de seus resíduos. Essas categorias estão divididas em: Selo Verde SINBEVIDROS -  Bronze, Prata e Ouro.

Na visão do SINBEVIDROS, a obtenção do selo verde pode ser um diferencial para a empresa associada, frente as exigências do mercado.

ouro.png
eco2P.png

BENEFÍCIOS DO PROJETO

  • Desenvolver inovação.

  • Melhoria do processo.

  • Melhorar a gestão.

  • Melhoria do índice de produtividade pela redução de desperdícios.

  • Reduzir o consumo de matérias-primas e recursos naturais.

  • Minimizar a geração de resíduos, efluentes e emissões.

  • Reduzir custos produtivos.

  • Gerar renda com a venda dos resíduos de vidro da coleta seletiva

  • Potencializar a imagem ambiental da empresa, obtendo um diferencial competitivo.

  • Organização da documentação legal.

  • Economia de energia elétrica.

  • Divulgação da empresa no site e redes sociais do Sinbevidros como “empresa ambientalmente proativa”.

  • Criar parcerias.

  • Ampliar mercados.

REDUÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

Com esse programa, O SINBEVIDROS incentiva as empresas associadas a desenvolverem mais ações que reduzam os possíveis impactos ambientais dos seus processos, pensando nas ações ambientais como investimento no desenvolvimento sustentável, redução de custos, ganho de eficiência, novas oportunidades de negócios, consolidação como indústria responsável e comprometida com o meio ambiente e futuras gerações, além de auxiliar no controle e monitoramento das obrigatoriedades ambientais.

Categorias de avaliação e pontuação

As avaliações foram estruturadas em 4 (quatro) categorias, sendo:

  • Certificado de participação: A empresa obteve pontuação de 0 a 99 pontos na avaliação de diagnóstico.

  • Selo Verde SINBEVIDROS categoria Bronze: A empresa obteve pontuação de 100 a 149 pontos na avaliação de diagnóstico.

  • Selo Verde SINBEVIDROS categoria Prata: A empresa obteve pontuação de 150 a 169 pontos na avaliação de diagnóstico.

  • Selo Verde SINBEVIDROS categoria Ouro: A empresa obteve pontuação de 170 a 198 pontos na avaliação de diagnóstico.

A estrutura de pontuação, avaliação e certificação do Selo Verde SINBEVIDROS, está dividida em:

pontuação_edited.jpg

COMO PARTICIPAR?

A empresa que tiver interesse em participar do Selo Verde Sinbevidros, deverá primeiramente fazer o download da Cartilha Selo Verde (clicando no link abaixo), onde constam todas as informações referentes Selo. Após a leitura da cartilha, favor entrar em contato com o Sinbevidros, para que possamos orientar sobre os próximos passos, onde será enviada a ferramenta de diagnóstico (onde constará todas as informações que serão solicitadas pelo técnico do Senai, durante a visita presencial), sendo assim a empresa já conseguirá levantar as informações para que a visita do técnico seja ainda mais assertiva.

A ferramenta de diagnóstico está estruturada em perguntas e respostas sobre questões ambientais básicas e requisitos legais. Cada resposta receberá uma pontuação (pré-definida na ferramenta), visando identificar o estágio da gestão ambiental da empresa, no momento da verificação.

O SINBEVIDROS contratou os serviços do Instituto SENAI de Tecnologia em Meio Ambiente para realizar os diagnósticos e as avaliações do Selo Verde. O Instituto está localizado na Escola SENAI Mario Amato em São Bernardo do Campo. Sua estrutura é composta por especialistas na área ambiental, laboratórios de meio ambiente e microbiologia e uma área de pesquisa e desenvolvimento que também atende ao Edital SENAI SESI de Inovação, idealizado para fortalecer as cadeias produtivas da indústria.

A visita de diagnóstico e avaliação seguirá as seguintes etapas:

  1. Reunião de abertura com direção da empresa;

  2. Diagnóstico e avaliação da documentação legal;

  3. Visita às instalações da empresa;

  4. Verificação da gestão de resíduos;

  5. Reunião de encerramento.

O técnico do SENAI elaborará um relatório contendo os assuntos discutidos e as questões identificadas durante a visita. O SINBEVIDROS enviará o relatório e comunicará a empresa da pontuação alcançada e a data da entrega do selo conquistado e/ou do certificado de participação.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O processo de diagnóstico que estabelece a pontuação das categorias está dividido em 7 (sete) requisitos, sendo:

  • Atendimento a legislação ambiental vigente:

  • Gestão de resíduos segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos:

  • Tratamento de efluentes:

  • Consciência energética

  • Gestão hídrica

  • Gestão da qualidade

  • Motivação e envolvimento dos colaboradores